Lições do outono

Olá tudo bem?
O clima aqui na cidade onde morro, encontra-se desse jeito. Está um pouco frio, 10º C neste momento. São 10:30 da manhã e a neblina ainda não se dissipou por completo. (Enquanto tomo meu chimarrão, vou escrevendo este texto).
Para quem não mora em grandes centros urbanos, como é o meu caso, é possível observar as belas paisagens e lições que o outono nos proporciona. Infelizmente muita gente nunca viram ou sentiram a sensação de estar inserido, fazendo parte do outono. Uma coisa é você olhar fotografias, outra coisa é você sentir a brisa fria, a umidade da neblina,  as folhas caindo, os raios do sol, o colorido espetacular e peculiar do outono. Que magnifica é a natureza ao proporcionar variadas estações. Nas grandes metrópoles, as pessoas estão cercadas por arranha-céus, e muitas nem se dão por conta de que estamos vivendo a estação do outono.

Algumas lições podemos aprender com o outono. Ao observar as plantas,  podemos entender que a vida é feita de acréscimos e também de perdas. Há momentos em que tudo parece primavera. Outros, são mais exigentes, tipo o outono onde acontece o desapego e a ruptura das folhas. Estes, muitas vezes, nos faz mudar de direção e ir ao encontro de novas buscas. Porém, necessário para que haja renovação. 
A exemplo de algumas plantas, somos desafiados a nos desfazer de algumas folhas, e que o vento do outono leve para longe as folhas do egoísmo, da ganância, da insensibilidade e da impaciência. É preciso mudar, transformar-se, refazer-se. Permita-se revestir-se de folhas novas, mais verdejantes de esperança, de amor e de paz. Só assim haverá um tempo novo e feliz em sua vida.

2 comentários:

  1. Lindo texto, Alcara! Estou em pleno outono e confiante na vinda de uma primavera bem colorida e aconchegante. Moro no interior também e acho maravilhoso observar as transformações da natureza. Me inspira e me renova. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia, fico na torcida para que você atravesse seu outono com serenidade. Com a vinda da primavera, tudo ficará radiante.
    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir

Que legal! Família Alcará agradece ao seu comentário nota 10. Em breve estará disponível a todos.